quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Dieta Dukan: o que você precisa saber




A Dukan Diet é a dieta do momento e esta virando moda. Muitas celebridades já estão apostando nessa nova dieta que muito se parece com aquela velha dieta das proteínas que todo mundo conhece. 

No livro são sugeridos quatro fases (resumidamente):

Fase 1:
É a etapa mais radical e curta. Carne, peixe e ave podem ser consumidos à vontade. 

Fase 2:
Nesta etapa você pode pôr verduras e legumes à vontade no prato, mas em dias alternados. 

Fase 3:
Introduza as frutas e duas fatias de pães uma vez ao dia. Tubérculos e cereais integrais podem ser consumidos em duas refeições na semana. Nas demais refeições, siga como indicado nos cardápios da fase 2.

Fase 4:
Pronto, a partir daqui nada mais é proibido - você pode ter uma alimentação normal. Porém, uma vez na semana, deve repetir um dia do cardápio da fase 1, só com proteína (isso a vida toda). 

Minha opinião sobre a Dieta Dukan:

Além de gordura, com esta dieta há uma grande perda de massa muscular, pois o corpo sem carboidratos irá usar como fonte de energia proteína, ou seja, músculos.

Há uma grande sobrecarga renal e do fígado, já que um excesso de proteína é consumida e utilizada como única fonte de energia.

Como não há carboidratos, ocorre um aumento na produção de corpos cetônicos, que são tóxicos para as células nervosas, além de causar mal hálito.

Sem carboidrato também há um risco maior de fadiga e câimbras musculares.

A Dieta Dukan pode causar riscos à saúde como aumento do colesterol e doenças cardiovasculares devido ao grande consumo de carnes, embutidos e ovos. Quem já apresenta essas doenças deve ter cuidado redobrado ao pensar em fazer essa dieta.

A dieta também leva à carência de vitaminas e minerais, já que apenas na terceira fase se pode consumir frutas e vegetais. Prisão de ventre pela falta de fibras também pode ocorrer.

Conclusão:

Para perder peso não existe milagre. Conscientize-se que atividade física regular e uma alimentação balanceada é a forma mais segura para perder peso e mantê-lo.


Dra. Daniela Abrahão 
Nutrição Clínica e Esportiva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário