quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Whey Protein - Tipos e diferenças!

O whey protein nada mais é do que a proteína do leite! Ou seja, é uma proteína como qualquer outra, mas com a vantagem de ser rapidamente absorvida e fácil de ser transportada, já que não precisa de refrigeração. Existem basicamente 3 tipos de whey protein presentes no mercado: isolado, hidrolisado e concentrado. 

Entenda melhor cada um deles:




WHEY PROTEIN CONCENTRADO (WPC)
É uma proteína que passa por filtragens que não eliminam completamente a gordura e a lactose da fórmula e a estrutura da proteína se mantém intacta, passando normalmente pelo processo natural de digestão, que é relativamente lento. Algumas pessoas podem ter dificuldade em digerir este tipo de whey por conter a proteína íntegra e pela presença da lactose em sua composição, principalmente os alérgicos à proteína do leite e os intolerantes à lactose.
WHEY PROTEIN ISOLADO (WPI)
Esse tipo de whey é praticamente livre de lactose (podendo ser utilizado por pessoas com intolerância a lactose), gordura e colesterol. O processo de filtração quebra a estrutura das proteínas. Esse tipo de Whey  é indicado principalmente no pós-treino imediato devido à sua rápida absorção e garantia do aporte imediato de aminoácidos estimulando a regeneração muscular.
Com o avanço dos processos tecnológicos, hoje temos dois tipos diferentes de wheys isolados que apresentam características e propriedades diferentes:
·        ISOLADO ION-CHANGE: Em português, whey isolado por troca-iônica. Neste processo o whey é aquecido e as proteínas passam por um processo químico para separá-las e quebrá-las. Este processo é o mais antigo e apresenta desvantagens, pois o aquecimento desnatura as proteínas e o processo químico aumenta demasiadamente a quantidade de sódio do produto.

·       ISOLADO MICRO-FILTRADO A FRIO: É o processo mais moderno de filtração que garante a integridade e a pureza das proteínas. A filtragem das proteínas é mecânica, por vários tipos de filtros e ocorre em baixas temperaturas garantindo que as frações quebradas de proteína mantenham-se bioativas, ou seja, não sofram desnaturação garantindo a funcionalidade biológica das mesmas. Não passando por processamento químico, este whey é o que apresenta o mais baixo teor de sódio.

WHEY PROTEIN HIDROLIZADO (WPH)
O whey protein hidrolisado é aquele que passa por um processo em que as moléculas de proteína do soro do leite são quebradas em partículas menores através de hidrólise, processo similar ao digestivo, disponibilizando praticamente os aminoácidos livres, fazendo com que a digestão e a absorção se tornem ainda mais rápidas. É conhecido como whey protein pré-digerido. O whey  100% hidrolisado pode ser uma alternativa para as pessoas que tem intolerância a lactose e/ou alergia as proteínas de origem animal.
Além de todas essas versões de Whey Protein, hoje já podemos contar com suplementos proteicos similares ao whey, mas de origem vegetal, ou seja, produtos sem origem animal e sem leite.


Dra. Daniela Abrahão
Nutrição Clínica e Esportiva
Rua dos Inconfidentes | 657 | 302 | Funcionários
(31) 3087-3558

Nenhum comentário:

Postar um comentário